Formação na disciplina de Accountant in Business (AB) do ACCA


Esta disciplina faz parte do diploma em contabilidade e negócios.

Nela, apresenta-se aos alunos que podem não ter experiência em negócios, o negócio, que, como entidade, é composto de pessoas e sistemas que interagem com o ambiente e entre si.

O plano de estudos começa com o exame do propósito e dos tipos de negócios existentes, das principais partes interessadas e dos direitos e responsabilidades que as empresas têm em relação a eles, explorando as influências externas que afetam os negócios em seu ambiente, incluindo aspectos econômicos, legais, sociais e fatores tecnológicos.

Em seguida, o plano de estudos examina a estrutura e as funções dos negócios, concentrando-se na governança corporativa e nas funções específicas relacionadas a contabilidade nesse processo, particularmente no relatório financeiro, garantia, controle e conformidade.

O plano de estudos, em seguida, introduz as principais questões de liderança, gestão e questões de pessoas, como o comportamento individual e de equipe efictivo, motivação e eficácia pessoal.

Nota bem: a formação é em língua inglesa.


Objectivo

desenvolver conhecimentos e compreensão do negócio e do seu ambiente e da influência que este tem sobre como as organizações são estruturadas e sobre o papel da contabilidade e outros funções de negócios na contribuição para uma gestão eficiente, eficaz e ética e desenvolvimento de uma organização e seu pessoal e sistemas.

Programa

  • A The business organisation, its stakeholders and the external environment
  • 1. The purpose and types of business organisation
  • 2. Stakeholders in business organisations
  • 3. Political and legal factors affecting business
  • 4. Macroeconomic factors
  • 5. Micro economic factors
  • 6. Social and demographic factors
  • 7. Technological factors
  • 8. Environmental factors
  • 9. Competitive factors
  • B Business organisational structure, functions and governance
  • 1. The formal and informal business organisation
  • 2. Business organisational structure and design
  • 3. Organisational culture in business
  • 4. Committees in business organisations
  • 5. Governance and social responsibility in business
  • C Accounting and reporting systems, controls and compliance
  • 1. The relationship between accounting and other business functions
  • 2. Accounting and finance functions within business organisations
  • 3. Principles of law and regulation governing accounting and auditing
  • 4. The sources and purpose of internal and external financial information, provided by business
  • 5. Financial systems, procedures and related IT applications
  • 6. Internal controls, authorisation, security of data and compliance within business
  • 7. Fraud and fraudulent behaviour and their prevention in business, including money laundering.
  • D Leading and managing individuals and teams
  • 1. Leadership, management and supervision
  • 2. Recruitment and selection of employees
  • 3. Individual and group behaviour in business organisations
  • 4. Team formation, development and management
  • 5. Motivating individuals and groups
  • 6. Learning and training at work
  • 7. Review and appraisal of individual performance.
  • E Personal effectiveness and communication
  • 1. Personal effectiveness techniques
  • 2. Consequences of ineffectiveness at work
  • 3. Competence frameworks and personal development
  • 4. Sources of conflicts and techniques for conflict resolution and referral
  • 5. Communicating in business
  • F Professional ethics in accounting and business
  • 1. Fundamental principles of ethical behaviour
  • 2. The role of regulatory and professional bodies in promoting ethical and professional standards in the accountancy profession
  • 3. Corporate codes of ethics
  • 4. Ethical conflicts and dilemmas

Calendário

Clique aqui para baixar o calendário

Local de formação

Rua da Sé, 114, 3.o andar, Pestana Rovuma Hotel, Maputo-Moçambique.